KAWS - Companheirismo na era da solidão

KAWS - Companheirismo na era da solidão

KAWS É UM DOS ARTISTAS MAIS PROEMINENTES E PROLÍFICOS DE SUA GERAÇÃO. SEU CORPO DE OBRA ABRANGE OS MUNDOS DA ARTE, MODA E DESIGN. SEU TRABALHO ESTÁ REPLETO DE HUMOR, HUMANIDADE E CARINHO PARA OS NOSSOS TEMPOS. ADMIRADO POR SUAS ESCULTURAS DE GRANDE ESCALA E PINTURAS COLORIDAS, SEUS DESENHOS ANIMADOS HÍBRIDOS E PERSONAGENS HUMANOS SÃO DESENHADOS A PARTIR DE ANIMAÇÕES DA CULTURA POP E FORMAM UM VOCABULÁRIO ARTÍSTICO DISTINTO - Por Redação DASARTES 2020
.
Brian Donelly com peças da exposição na Geleria nacional de Victoria, Austrália.
.
.
Brian Donnelly, também conhecido como KAWS, nasceu em 1974, em Nova Jersey, e começou como grafiteiro e artista de rua. Agora, vivendo e trabalhando no Brooklyn, Nova York, KAWS se envolve com as complexidades da vida moderna e do ambiente contemporâneo, e os contrasta com a estética da cultura pop e de rua.
.
Admirado por suas esculturas de grande escala e pinturas coloridas, KAWS emprega um elenco híbrido de cartoons e personagens humanos, desenhados a partir da cultura pop ao longo de gerações, para formar um vocabulário artístico distinto.
O prolífico corpo de trabalho de KAWS une os mundos da arte e do design ao incluir pinturas, murais, grandes esculturas, arte pública e de rua e design gráfico e de produtos. Seu trabalho está repleto de humor, humanidade e um senso agudo da precariedade de nossos tempos. O trabalho de KAWS nos lembra que precisamos um do outro e, diante do medo e do ódio, devemos procurar viver com compaixão para combater essa “era da solidão”.
.
Parceria entre Kaws e DIOR em 2018
Parceria de Kaws com Dior com o personagem BFF para campanha Dior Homme 2018
.
Com a criação do personagem BFF(traduzido do inglês significa melhor amigo) Kaws faz referência a um personagem criado através da imaginação para servir com antídoto desses momentos de solidão e falta de afeto ao design do seu personagem principal. A figura imaginativa já fez parte de desfiles da Dior em Milão e em campanha de moda com estampas dos personagens exclusiva com a marca francesa.
.
Escultura Kaws BFF no Rockefeller Center’s Center Plaza, Nova York
.
.
Brian Donnelly(Kaws) com a escultura GONE em exposição em Nova York
.

"Sua escultura, GONE (2019) está entre as mais poderosas dessas declarações e a maior escultura de bronze do artista até hoje. A obra é uma representação emocional da perda, com a pose que remete à famosa escultura renascentista de Michelangelo, Pietà, que descreve um Cristo sem vida, embalado nos braços de sua mãe Maria, após a crucificação."

Confira na Palazzo: "Escultura Kaws Gone "

.

KAWS começou a fazer obras esculturais de pequena escala no final dos anos 1990, após visitas ao Japão, onde descobriu uma próspera comunidade de bonecos colecionáveis e conquistou colecionistas ao redor de todo o globo. Baseando-se em elementos de desenhos animados famosos e personagens da cultura pop, as esculturas de KAWS têm apelo universal e exploram variedade de materiais em sua composição, desde versões em bronze, cerâmica, resina ou pvc premium que traz um toque lúdico e tecnnlógico para as peças.
.
Elas geralmente incorporam afeto, fragilidade, humildade e vulnerabilidade e estão entre as obras mais emocionais do artista. As esculturas ressoam e se envolvem com questões contemporâneas, como a solidão, a falta de contato humano na sociedade de hoje e o desamparo diante dos tempos e de um mundo cada vez mais fragmentado.
.
       
Carol Tan's: colecionista de Kaws (foto: theartling.com) 
.
               
Coleção particular de Steve Aok (foto:tatlerasia.com)      .    
Nos últimos anos, as esculturas de KAWS se tornaram abertamente emocionais ou empáticas, a sua linha de personagens que antes parecia inconsolável em versões cobrindo os rosto com as mãos ou os ombros caídos, agora ganha uma sequência de amparo e companheiro, começando com o trabalho COMPANION.(PASSING THROUGH), de 2011.
.
.
.
As obras TOGETHER (2017), CLEAN SLATE (2015) e WAITING (2017) são exemplos em que o artista apresenta o antídoto para esses sentimentos avassaladores, seguida pela COMPANION colocando o braço sobre os ombros do outro de maneira tranquilizadora. O segundo COMPANION oferece companheirismo, fazendo jus ao nome.
.
Escultura Kaws TOGETHER no museu de arte moderna em Fort Worth, Texas.
.
Escultura Kaws COMPANION  em Amsterdan
.
.
As esculturas de Kaws além de uma estética lúdica, criativa e cheia de design cumpre no ambiente muito mais do que a proposta de trazer arte, estilo e originalidade, também traz uma forma de expressão e de conexão do indivíduo no relacionamento com o espaço em que ele se insere.
.
.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e encha sua vida e seu espaço de cultura, design, arte e expressão 

.

Abraço, 
Equipe Palazzo 

.

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados